Turismo Cultural

Turismo Cultural: definição e princípios

A cultura de um povo manifesta-se através dos aspetos da vida quotidiana das populações assim como através do património herdado.

A Comissão Europeia encara o turismo cultural como um excelente meio para potenciar o turismo, quer em termos de tempo, quer em termos de espaço, reduzindo o congestionamento turístico, assim como a sazonalidade. 

Segundo Licínio Cunha (1997) o turismo é um meio de proporcionar o encontro de culturas que lhe são preexistentes e de estabelecer relações com valores adquiridos. Neste contexto, o turismo cultural promove e vende o acesso a uma cultura preexistente, transformada em produto, ou seja, o turismo combina fatores diversos para, mediante um preço, permitir a uma pessoa disfrutar de uma manifestação ou expressão cultural.

Richards e Bonink (1995, cit in Fernandes, 2001) descrevem o turismo cultural como O Movimento de pessoas para atracões culturais longe da sua área de residência habitual, com intenção de adquirir nova informação e novas experiências para satisfazer as suas necessidades culturais”.

A cultura de um povo é expressa através da religião, festivais, costumes, cozinha, arte e artesanato, arquitetura, música, dança, folclore, literatura e tradições, suscita muita curiosidade por parte dos turistas levando a um aumento de procura desta forma de turismo. A necessidade de voltar às raízes e valorizar o que é autêntico são algumas das razões que levam ao aumento do turismo cultural.  

As manifestações culturais diferenciam grupos, dão cor aos locais, tornam a vida mais interessante.

Alguns operadores turísticos europeus, referem-se às viagens com motivação expressamente cultural, como férias artísticas ou férias educativas.

Segundo a Convenção Internacional para o Turismo Cultural (OMT, 2000) a cultura e o turismo têm que se suportar mutuamente para que a sua relação possa ser sustentável, ou seja, tem que haver uma total cooperação entre o sector público e privado trabalhando em cooperação com as comunidades.

Estudos recentes revelam que os turistas europeus tendem a preferir destinos nos quais possam experimentar e aprender sobre as formas de viver das populações locais. Neste sentido preferem hotéis simples com atmosfera local, viagens independentes, pretendem ter o máximo contacto com a população local (OMT, 2000).

Factores de Diferenciação do Turismo Cultural


O que distingue o Turismo Cultural das outras formas de turismo é a questão da aprendizagem, que no Turismo Cultural diz respeito à interação e usufruto da cultura local.
Smith (1989, cit in Cunha, 1997) diferencia turismo cultural do turismo histórico, sendo que o turismo cultural se relaciona com os estilos de vida das populações locais, enquanto que o turismo histórico está relacionado com as atracões inerentes às “glórias do passado”.

Atualmente é também muito difícil distinguir turismo religioso de turismo cultural, uma vez que é difícil saber de entre os visitantes de determinado centro religioso os que aí se dirigem por questões religiosas, fundamentadas na fé, ou por mera curiosidade.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, os turistas culturais são as pessoas que viajam, não só para relaxar e divertir-se, mas também para satisfazer a necessidade de conhecer outros locais, fugindo ao seu enquadramento habitual. Neste sentido para os turistas culturais a aprendizagem funciona como principal motivação, dizendo essencialmente respeito à interação e usufruto da cultura local.

Pretendem, também, satisfazer a sua curiosidade sobre outros povos, saber como vivem num ambiente diferente do seu. Segundo a mesma fonte, este segmento tem vindo a crescer 15% por ano na última década.

A OMT referencia ainda que o turista cultural viaja com o principal objectivo de comparecer em acontecimentos e festivais religiosos e não religiosos, exposições a museus, arte, eventos musicais (opera e concertos) e teatro.

Crescimento e Massificação


O Turismo Cultural tem crescido de uma forma acelerada nas últimas décadas. Estudos recentes indicam um crescimento ainda mais acelerado no próximo milénio.

Muitas explicações são encontradas para justificar o crescimento do Turismo Cultural.
Alguns autores fazem a distinção entre fatores da procura e fatores da oferta para o fazer.

Do lado da procura, destaca-se o facto de, no panorama internacional, os turistas procurarem novas formas de turismo, buscando o “autêntico” em diferentes culturas.

O aumento do nível de escolaridade é outro fator considerado, sendo que é um importante meio para a compreensão dessas outras culturas.

Muitos autores identificaram, também, o envelhecimento populacional como fator de peso (Fernandes, 2000). Deste modo, o autor considera que as pessoas idosas têm um maior interesse pela cultura e dispõe ainda de mais tempo e dinheiro para as suas viagens.

A cultura, sendo encarada como fator de atracão, é determinante para a deslocação do turista, levando muitas vezes a visitar locais não tão divulgados. O factor autenticidade é um determinante para o crescimento do turismo cultural (Craik, 2001).

Do lado da oferta, o turismo cultural surge como produto aliciante para as autoridades locais, uma vez que, ao gerarem fluxos turísticos, geram também riqueza.

Neste contexto, há uma grande aposta por parte dos líderes e políticos uma vez que o turismo cultural gera aumento de postos de emprego e mais receitas.

Por outro lado, esta forma de turismo não tem um padrão de sazonalidade definido uma vez que a sua atividade não depende de fatores climatéricos.

Este crescimento exacerbado leva a que o crescimento massivo tenha implicações graves ao nível dos recursos turísticos, levando à sua degradação e ao seu inevitável congestionamento. Será neste sentido que importa cada vez mais falar em sustentabilidade dos próprios recursos para que os locais não percam o seu equilíbrio e harmonia e para que gerações futuras possam, de igual forma, tirar proveito destes bens. Assim, e cada vez mais, surge não só a necessidade de implementar estratégias adequadas para controlar os impactos negativos do turismo na cultura como a preocupação em definir o limite de capacidade de carga.
Turismo Cultural
Turismo Cultural créditos de imagem

Postar um comentário

0 Comentários