Oferta Turística


Oferta Turística


A primeira componente da oferta turística é constituída pelos recursos naturais considerando-se como tais, do ponto de vista económico, os elementos do meio natural que satisfazem necessidades humanas. No entanto sé pelo facto de existir, um elemento natural não é porém, um recurso. É necessário uma intervenção do homem, qualquer que seja a sua natureza e dimensão, que lhe atribua a capacidade de satisfazer necessidades. O mar, o clima, as paisagens, as praias etc. são fontes de atração e provocam deslocação de pessoas, respondendo assim, a uma necessidade humana, mas esta só é satisfeita mediante uma intervenção humana, uma paisagem inacessível é um elemento natural, mas não e um recurso do ponto de vista económico.


A atividade turística baseia-se em todos os elementos naturais e as atividades humanas que provoquem a deslocação de pessoas ou satisfaçam necessidades decorrentes dessa satisfação.

A Organização Mundial de Turismo distingue dois conceitos diferenciados entre si: Património turístico e recursos turísticos

Património Turístico – Conjunto potencial (conhecido ou desconhecido) dos bens materiais ou imateriais que estão á disposição do homem e que podem utilizar-se, mediante um processo de transformação, para satisfazer necessidades turísticas.

Recursos Turísticos – Todos os bens e serviços que, por intermédio da atividade humana, tornam possível a atividade turística e satisfazem as necessidades da procura.

Nesta aceção, o património turístico constitui o elemento fundamental que o homem transforma em recursos turísticos utilizando meios técnicos, económicos e financeiros.
Deste modo os recursos turísticos são constituídos pelo património turístico, que, mediante uma intervenção do homem, se transformam em património utilizável.

Tal como são oferecidos pela natureza, os recursos naturais são insuficientes para garantir a permanência dos viajantes cuja deslocação originam. Torna-se, com efeito, necessária a construção de equipamentos que, por um lado, permitam a deslocação (transportes, organização de viagens) e, por outro, assegurem aquela permanência (alojamento, restaurantes). Sem estes equipamentos não existirá atividade turística embora possam existir deslocações.

Oferta turística – conjunto dos fatores naturais, equipamentos, bens e serviços que provoquem a deslocação de visitantes, satisfaçam as suas necessidades de deslocação e de permanência.

Considerando como bem tudo quanto satisfaz uma necessidade humana e esta disponível para esse fim.

Bens que satisfazem as necessidades turísticas


Bens livremente disponíveis – clima, as paisagens, o relevo, praias, lagos, fontes termais (não sendo bens económicos, por definição, constituem as bases fundamentais da procura turística).

Bens imateriais – tradições, cultura, exotismo, tipicismo (resultam da maneira de viver do homem, e exercem sobre os outros homens um fenómeno de atração).

Bens turísticos básicos criados – monumentos, museus, parques temáticos, centros desportivos, estâncias termais (pelas suas características e ou dimensões provocam o desejo da viagem).

Bens e serviços turísticos complementares – meios de comunicação, vias de comunicação, meios de alojamento, restauração (resultam em exclusivo da ação do homem , permitem as deslocações e garantem as necessidades de permanência.



O turismo português é excessivamente concentrado em atrativos, destinos e origens da procura, o que o torna muito dependente e vulnerável.

 A excessiva concentração provoca consequências nefastas em vários domínios como sejam:


-          Sobrecarga turística em algumas zonas (litoral)
-          Forte dependência de situações conjunturais
-          Acentuada sazonalidade
-          Fraca capacidade de atração das regiões do interior
-          Desaproveitamento de importantes recursos que tendem a deteriorar-se
-          Agravamento das assimetrias regionais
-          Fragilidade da ação promocional e da capacidade de concorrência.

A criação de produtos turísticos deve ser orientada de acordo com as seguintes linhas:


-          Desenvolver produtos que favoreçam a criação de empregos e a criação de empresas locais que, em particular visem a valorização do património natural e cultural;
-          Desenvolver novos produtos que favoreçam uma utilização durável dos recursos existentes;
-          Multiplicar as ações a favor da produção de produtos concebidos com o fim de prolongar a estação turística;
-          Desenvolver, em particular, produtos que combinem a utilização do património cultural

A uma procura cada vez mais segmentada e fragmentada ter-se-á de responder com a segmentação dos produtos turísticos sob pena de se aumentar a distanciação com os mercados e de perder capacidade competitiva
A diferenciação dos produtos é um dos elementos essenciais da concorrência entre destinos turísticos e, ao mesmo tempo, uma resposta às alterações das preferências dos consumidores que ocorrem permanentemente, pelo que a criação de novos produtos terá de constituir um instrumento estratégico de desenvolvimento turístico. 




Património Turístico – Conjunto potencial (conhecido ou desconhecido) dos bens materiais ou imateriais que estão á disposição do homem e que podem utilizar-se, mediante um processo de transformação, para satisfazer  necessidades turísticas.


Recursos Turísticos – Todos os bens e serviços que, por intermédio da atividade humana, tornam possível a atividade turística e satisfazem as necessidades da procura.

(definição da Organização Mundial de Turismo)


O património turístico constitui o elemento fundamental que o homem transforma em recursos turísticos utilizando meios técnicos, económicos e financeiros.

Deste modo os recursos turísticos são constituídos pelo património turístico, que, mediante uma intervenção do homem, se transformam em património utilizável.



Oferta turística – conjunto dos fatores naturais, equipamentos, bens e serviços que provoquem a deslocação de visitantes, satisfaçam as suas necessidades de deslocação e de permanência.

Considerando como bem tudo quanto satisfaz uma necessidade humana e esta disponível para esse fim.

Bens que satisfazem as necessidades turísticas


- Bens livremente disponíveis – clima, as paisagens, o relevo, praias, lagos, fontes termais (não sendo bens económicos, por definição, constituem as bases fundamentais da procura turística).

- Bens imateriais – tradições, cultura, exotismo, tipicismo (resultam da maneira de viver do homem, e exercem sobre os outros homens um fenómeno de atração).

- Bens turísticos básicos criados – monumentos, museus, parques temáticos, centros desportivos, estâncias termais ( pelas suas características e ou dimensões provocam o desejo da viagem).

- Bens e serviços turísticos complementares – meios de comunicação, vias de comunicação, meios de alojamento, restauração ( resultam em exclusivo da ação do homem , permitem as deslocações e garantem as necessidades de permanência.
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